terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A importância das coisas


Falar de fogos de artifício, sete ondinhas, roupa branca ou qualquer outra coisa do tipo implica em falar de mudança, de renovação.

Antes de começar, 2011 foi pessoalmente um ano de aprendizado. Aprendi a lidar comigo mesmo e a lidar melhor com as pessoas. Esse aprendizado é bastante difícil, acreditem, e essa trilha apenas começou. Também foi o ano em que, profissionalmente, amadureci rodeado de pessoas que confiaram em minha capacidade e souberam mostrar minhas fraquezas de um jeito em que eu fiquei mais forte ao invés de desanimar. Com tudo isso, eu diria que minha alma e meu coração estão mais preparados para a vida, para viver de maneira mais completa e mais intensa.

Agora que acabou mais um ciclo, a gente tem aquela velha mania de listar o que foi bom, o que foi ruim, o que nos fez perder o fôlego, o que não fez nem cócegas. E nessas a gente se pega pensando no que realmente nos importa.

Família, amigos, trabalho, experiências, sensações, histórias – tudo o que nos dá sentido em estar onde estamos e fazendo o que estamos fazendo.

Comecei a me questionar sobre essas coisas, e não tenho outra saída senão AGRADECER.
Pela família que me acolhe e me conforta, e acima de tudo, me ama sem motivos.
Pelos amigos que ao ficarem do meu lado, não me deixam cair, me suportam e me incentivam.
Pelo trabalho que me afirma como cidadão, me dá dignidade e me recompensa pelo meu esforço.
Pelas experiências que vivo nos pequenos detalhes que fazem a vida ter mais graça.
Pelas sensações de frio na barriga, de aperto no coração, de falta de ar e tantas outras que me escancaram a beleza de viver plenamente.
Pelas histórias que tudo isso acima proporciona, fazendo sentido em dar o próximo passo e querer fazer o seu melhor para deixar uma marca memorável e marcante na vida de outras pessoas.

A cada dia eu tento não me perder na importância das coisas em que acredito. E você, já listou o que é importante pra 2012? E pra toda a sua vida? E pra cada dia e cada detalhe dela?

26 comentários:

  1. Belo post! Já tentei listar as minhas prioridades da vida mas acho que prefiro spdescobrir a cada dia que passa... As prioridades podem ou não ser os nossos objetivos. Mas de qualquer forma me identifiquei com muita coisa que vc colocou no texto!

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Belo post!!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Chorei! rs
    Esse foi sem duvida um otimo texto para começar o ano!Continuo acreditando em voce.E me considero sua amiga.rs
    Voce foi uma pessoa fundamental em minha vida em 2011.E acredito que sera nos outros anos que ainda viveremos.Continuarei sendo sua leitora numero 1!!! rsParabens! Mandou bem...rs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post.

    Na minha opinião, a cada ano que passa, vamos dando importância para aquilo que nos convém para o nosso amadurecimento.Um exemplo, quando cças damos importância aos nossos pais.Quando adolescentes, aos nossos amigos. Quando adultos jovens, ao trabalho. Quando adultos, a nossa família e assim vai....
    A vida eh nada nada etapas que passamos para amadurecer.
    E com cada importâncias de cada etapa que podemos escolher, os nossos amigos de verdade, o emprego que queremos, a pessoa com quer ficar o resto de sua vida...e assim vai...
    Eh....Duz...o aprendizado eh difícil..e soh aprendemos, depois de vaaarios tombos...
    Mas tb, pensando bem...se fosse fácil, se a vida fosse fácil...naum teria tanta graça, não eh...
    Bom eh isso...acabei falando de outra coisa mas tudo bem ....Soh escrevi o que acabou de vir na minha cabeça rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Turri, vc é bom! kkkkk

    Cris, com certeza vc é minha amiga e estaremos juntos por mais muito tempo!

    Thamae, concordo com vc. As fases que passamos nos fazem enxergar melhor os pontos de vista que nos convém. Sobre a outra coisa, também faz parte, a cada tombo nós levantaremos mais e mais fortes!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa Du!!! Já escrevi isso outro dia... 2011 foi O ANO.. teve seus altos e baixos, e que baixos. Mas o que ficou desse 2011 foram as coisas boas, pois mesmo com os tropeços, pude tirar algo de bom. E isso me fez crecer, não literalmente como eu gostaria rsrs, mas amadurecer!!!
    Pensar em prioridades para 2012?1 Taí uma coisa que eu nunca fiz, as coisas sempre aconteceram, independente de planos ou metas. Na realidade acho que nunca há uma lista nova a ser feita quando um ano se inicia, são sempre as mesmas coisas, mas renovadas ou ditas de uma forma direrente! A transformação se dá no dia a dia.
    A única coisa que desejo sempre é que todos tenhamos um excelente 2012, 2013, 2014... repletos de paz, saúde, luz e sucesso!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  8. 2012: Página em branco.

    Decidamos que história fantástica contar.

    Bom seu Blog, Eduardo, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Concordo Dudu...
    Pessoas falam sobre o branco, o lugar e a comida, mas esquecem da consciência de fazer o melhor a cada dia, de fazer o bem a cada dia.
    Eu já fiz a minha lista e só tem coisas boas, pois considerando o fato que é nos tombos que nós aprendemos mais, meu ano foi incrível!
    Para 2012 não peço muito além de saúde e de conservar ao meu lado os amigos de sempre e aqueles que ganhei no ano passado (você). Não peço, mas faço como você...AGRADEÇO!
    Brigada Du, ja te gradeci antes e faço de novo!

    ResponderExcluir
  10. E se a gente não muda, o ano muda, mas não muda
    Embora nada! né?!
    muitos lutem contra essa idéia de amadurecer... Eu acho prazeroso! Olhar pra trás e saber que mesmo de momentos e acontecimentos "ruins", ou que poderiamos considerar ruim - como muitos, soubemos tirar um algo bom, uma lição, por mais simples que esta seja.
    E eu tbm me pergunto... O que há de mais dificil, do que lidar consigo mesmo?!

    É isso aí Du... Que 2012 seja um ano de muitas e muitas experiencias novas em sua vida...

    Priscila Sales

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Fabi, e concordo com vc, nossa história depende da gente!

    Rick, a transformação se dá no dia a dia, sim. Mas podemos pensar em como queremos que elas aconteçam, para corrermos atrás e fazer acontecer. Só facilita, talvez, mas não muda.

    Thais, tá conservada cmg, sempre! hehe obrigado.

    Pri, realmente lidar consigo mesmo é um caminho mto dificil, a começar por enxergar e assumir suas falhas... mas com certeza, a um passo de cada vez, vamos nos transformando em pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  12. Carla Bianchi3/1/12 9:03 PM

    Du! Demais o seu texto. Muito verdadeiro! Parabéns! Que você sempre tenha motivos infinitos para agradecer...

    ResponderExcluir
  13. Gostei e me identifico em boa parte do seu texto...parabéns Camarada!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Du! Belas palavras, texto correu com muita naturalidade dá pra ver que é um relato bem verdadeiro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. valeu Tonzinho! 2012 é nosso! vamo pra cima! abraçao!

    ResponderExcluir
  16. Concordo que nossas prioridades nem sempre são nossos objetivos... o que a gente pode fazer é moldar um objetivo, ou o caminho a ser traçado até lá. Muita gente esquece que até o objetivo tem um caminho a ser percorrido, que é tão importante quanto. Mudanças, atitudes e vontade pra que isso ocorra vão influenciar muito no modo de encarar o desafio, e se estivermos dispostos a tudo isso nenhuma pedra se torna um obstáculo.

    Feliz 2012 pra você, gordela... e que nossos caminhos continuem se cruzando até nossos objetivos!!!!

    Tulio Sponda

    ResponderExcluir
  17. Bela, nariz! vamo que vamo...

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post!ALias, me remeteu a um momento, na virada desse ano, no qual tive a mesma sensação que você: o agradecimento. Isso pq no fundo eu sei que foi tudo o que passou que me trouxe onde estou hoje. E eu amo estar aqui, neste momento.

    Que venham outros!

    feliz 2012!

    ResponderExcluir
  19. Pois é Yayá, foi por ae que comecei a pensar nesse post. Nossas escolhas nos levam aonde estamos. Tbm estou feliz pra caramba onde estou no momento! =D

    ResponderExcluir
  20. Que lindo o que escreveu *-*

    Realmente é no começo de um novo ciclo que começamos a pensar no que realmente importa...
    Eu ainda preciso listar o que é importante para 2012!

    Um grande beijo e um 2012 lindo, adoro vc! ;*

    ResponderExcluir
  21. Valeu Karina, um 2012 cheio de conquistas e luz pra ti! Tbm te adoro e espero que nos encontremos mais vezes nesse ano e nos outros que virão! um bjão!

    ResponderExcluir
  22. Já conversamos sobre isso algumas vezes né cara e acho interessante e muito mais válido, o simples agradecer. Isso é rico demais! Pois aprendemos sempre, e é nas fraquezas que procuramos as melhoras e nos momentos ruins que mudamos nossas vidas. Eu passei por isso, todos passaram ou passarão e serão essas as horas que o crescimento pessoal aflorará. Por isso valorizo e muito o revés e agradeço por ele ter acontecido. Certa vez eu ouvi que seu sofrimento atual é proporcional a sua alegria futura. Isso é a mais pura verdade! Belo texto e legal ver que foi um ano de aprendizado pra você! E que 2012 seja mais substancial ainda, que as quedas se transformem em passos largos e que seus sucessos sejam muitos e duradouros para festejarmos durante todo esse próximo ano.
    Um grande abraço
    do irmão Luisón

    ResponderExcluir
  23. Existe uma frase muito comum que diz algo como "gênio foi o cara que fragmentou o tempo e o colocou em ciclos", numa forma barata de nos chamar de babaca.

    Olha, sinceramente, acho essa fragmentação muito da boa. Isso por que, quando se está na pior (pohan), o final do ciclo que se está (hora, dia, semana, mês, semestre, ano) é o que se deseja. Chegado ele, de repente e do mais absoluto nada, renovam-se as esperanças, e isso só por que o ciclo se "reiniciou", mesmo o tempo se desenvolvendo de maneira linear.

    É uma ilusão que criamos, mas que serve pra tirar de dentro da gente uma pessoa mais forte. É válido! E sim, eu fiz promessas pra 2012 =D

    Parabéns pelo brógui, Du!

    ResponderExcluir
  24. Luisón, ermão!!! Obrigado pelas suas palavras, nego! ainda mais de um cara que acompanhou de perto meu 2011...obrigado pela paciência de meu ouvir e pela sinceridade de nossas conversas, isso tudo tbm fez parte do meu aprendizado. E sim, 2012 vai ser duca! abração...

    Koxa, meu lindo, interessante esse ponto de vista! Mas qual seria a graça de viver sem as ilusões, sem a magia do desconhecido e do inexplicável e sem as imaginações férteis que criamos!? São elas que nos ensinam e nos estimulam a mudar, a aprender e ver as coisas de uma maneira diferente. E que bom que curtiu o blog, continue acompanhando. Fico feliz! abração nego...

    ResponderExcluir
  25. Ramon Barrueco10/1/12 5:36 PM

    Agradecer, assim como pedir perdão, nada mais é do que reconhecer uma atitude própria, seja ela uma acerto ou um erro, e muitas pessoas tem vergonha de agradecer. Mas este post representa mais do que isso, representa também uma percepção sobre as coisas que circulam a nossa vida. A cada dia que passa também aprendo o quão fundamental é ter pessoas que te empurrem, que te suportem, que te ensinem. A vida é um eterno aprendizado Dú, e seu post deixa isso bem claro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Valeu Ramon! mto bacana o seu comentário! continue participando aqui... te curto, nego, e ouvir sua opinião é sempre bom! abração...

    ResponderExcluir