quarta-feira, 13 de março de 2013

Qual a verdade, afinal?

Está rolando certo rebuliço nesses dias sobre um vídeo em que George Galloway responde a pergunta de um estudante de Oxford sobre Hugo Chavez, sobre o Irã e sobre os direitos dos homossexuais. Antes de ler meus comentários, assistam:

 

Ok, agora talvez você esteja pensando “wow, o cara arregaçou o garoto” ou também pode estar pensando “poxa, o cara deu uma viajada nas respostas”.

Seja qual tenha sido sua reação ao vídeo, qual desses pensamentos acima você mais se identificou?

A questão é, antes do debate sobre esse vídeo especificamente, o quanto você estudou sobre as questões apontadas? Quais foram suas fontes? Quais os interesses ocultos de quem noticiou os “fatos” que você leu? Afunilando, quão bem você sabe quem é George Galloway?

E não estou insinuando aqui para que a gente vire Ph.D. em tudo o que é postado por aí... mas tem sido prática comum ver as pessoas expressando suas opiniões sem conhecimento de causa, ou sem embasamento teórico, ou sem qualquer tipo de contra-argumentação.

Eu nunca fui muito fã de política, mesmo sabendo de sua importância, então nunca me aprofundei em leituras, teorias, notícias, etc sobre o assunto. Dessa maneira, não me considero apto para apontar o dedo a um vencedor ou perdedor nesse debate. Assim como não estudei as inúmeras nuances e delicadezas dos outros temas que o vídeo envolve, e muito menos sabia quem era o tal de Galloway antes disso tudo. Por isso não me exponho sobre o assunto.

Mas o que mais me intrigou foram alguns comentários que li em outros sites e blogs que postaram esse conteúdo. Afinal, conhecer do que se fala demanda mais trabalho do que replicar conceitos simples. Quem pesquisa se cansa muito mais, para comprovar o óbvio aos ignorantes por opção . . . (essas duas últimas expressões não são palavras minhas, são exemplos dos comentários que li).

É natural que nossa reação primária a qualquer assunto esteja baseada em nosso mapa mental de nossas vivências, aprendizados, de nosso repertório. Assim como duas pessoas que encaram uma moeda frente a frente enxergam duas verdades diferentes, e nem por isso há quem esteja errado. 

Você está enxergando apenas o seu lado da moeda!

O ponto que eu pretendo chegar aqui com vocês é apenas o da reflexão sobre como estamos consumindo a informação e, talvez pior, compartilhando o que recebemos. Com o fácil acesso a uma avalanche de notícias, o “conhecimento limitado sobre tudo” embota a mente das pessoas e as faz vomitar opiniões, verdades (?), preconceitos e outras bobagens (mais um trecho que veio dos comentários de terceiros).

Já vi inúmeros exemplos parecidos com esse, e sempre fiquei encucado com a facilidade que as pessoas saem compartilhando e opinando sobre tudo o que aparece pela frente. Não que elas não possam. Foi um direito conquistado e isso é ótimo para amplificarmos os debates, o conhecimento e tudo mais...

Apenas reflita sobre o que você tem compartilhado ultimamente nas suas redes. Você compartilhou como reação ao que sentiu logo após a mensagem? Ou, antes, tentou se aprofundar no assunto, pelo menos por 10 minutos, e pesquisar algumas outras opiniões em outros lugares? Tentou enxergar além do óbvio no que está ali? Com tanta informação nos cercando, está fácil acreditar nas fontes mais populares e apertar um botão de indignação e revolta.

Talvez esse seja um dos males de nossos tempos – com o poder da palavra em mãos, todos viramos donos da verdade. Pense nisso!

4 comentários:

  1. Eae Du!! Legal o texto heim! Eu tenho visto isso e pensado nesse assunto a um tempo também, desde que entrei no facerbook (alguns meses).
    A galera replica tanta bobagem sem conhecimento, louvando verdadeiros idiotas a vezes hehehehe.

    Vou procurar ler mais textos do seu blog, e acompanhar as novidades!

    Abraços!
    Gui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Gui... depois comente nos outros textos tbm. E apareça. Abração, velho!

      Excluir
  2. Concordo completamente! Maior que a revolta sobre a notícia A ou B é a revolta com a rapidez com que a massa ignorante espalha uma notícia sem saber melhor dos fatos!

    É de longe o que mais me cansa em redes sociais... é muito mais fácil apertar o botão de compartilhamento (cego) do que ir atrás da verdade, e ainda sim, qual é a verdade senão a sua própria?

    Muito bom o exemplo usado Dudu... Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tha... mas como toda moeda tem dois lados, esses apertos "cegos" no botão de compartilhar não deixam de ser um start na coisa toda para que conhecedores/contestadores/etc venham a intensificar o debate e, se dermos sorte, qualificar a conversa. Enfim... esse tema dá muito pano pra manga ainda... rs

      Excluir